E. V. Ilienkov — Dialética e Visão de Mundo (1977)

Publicado em La Lógica Económica del socialismo. Ediciones Edithor, 2023. Tradução por Marcelo José de Souza e Silva.

Nas discussões sobre como procede elaborar e expor a teoria da dialética, a questão da correlação entre a dialética e a visão de mundo [мировоззрения][1] surge com regularidade, embora parecesse que na literatura marxista-leninista clássica isso estivesse resultado há muito tempo, de modo inequívoco e completo.

Vejamos mais atentamente em que contexto preciso surge a necessidade de voltar outra vez a debate-la, para colocar em evidência onde se escondem justamente essas imprecisões que tornam possível o aparecimento de pontos de vista diferentes que chocam em discrepâncias e contradições.

Deve-se notar, em primeiro lugar, que não é possível solucionar, nem ao menos colocar essa questão de forma abstrata geral, ahistórica, como a questão da relação da “visão de mundo em geral” [мировоззрения вообще] com a “dialética em geral”. Já que a mais minuciosa precisão dos termos correspondentes não nos fornece qualquer coisa para o entendimento da essência desses debates que hoje surgem ao redor da questão sobre que aspecto deve ter a teoria científica materialista da dialética; posto que ela é entendida e elaborada como parte inseparável da visão de mundo científica materialista.