
A. A. Alvarez — O Papel do desenvolvimento anormal da personalidade na origem da neurose (1990)
Publicado em Revista Cubana de Psicología, vol. 12, nº 2–3, 1994, pp. 153–170. Tradução por Patrícia Manczak.
A.A. Alvarez
A presente investigação se enquadra no âmbito dos principais problemas do país num período de cinco anos, entre 1986–90, em particular, no âmbito da Saúde Mental e dos transtornos psiquiátricos menores.
Entre as questões comuns da Psiquiatria e da Psicologia Clínica, se distinguem as que se relacionam com a prevenção, busca dos mecanismos e gênese dos sintomas e enfermidades, seu diagnóstico, classificação e tratamento. No entanto, cada ciência, ao abordar o estudo desse adoecimento, fá-lo com base no seu sistema conceitual, princípios, métodos e objetivos particulares. Isto, longe de implicar uma divisão entre a Psicologia e a Psiquiatria, aponta para uma diferenciação funcional e para uma verdadeira relação interdisciplinar.
A neurose, por ser um quadro clínico eminentemente psicogênico, exige o conhecimento dos fatores psicossociais que moldam uma personalidade desajustada e a determinação de quais alterações dos mecanismos de autorregularão da personalidade (sistema de motivos, autoavaliação, concepção de mundo, etc.) que vão contribuir com que o sujeito não enfrente adequadamente os eventos e conflitos da vida.
Contato
© Kátharsis Psicologia.
Todos os direitos reservados.
