B. G. Ananiev — Conquistas da Psicologia Soviética (1948)

Publicado em Vsesoyuz. o-vo po rasprostraneniyu polit. i nauch. znaniy, Leningr. otd-niye. Leningrad: Lenizdat, v. 22, n. 1, 1948, pp. 1–24. Tradução por Bruno Bianchi

Entre as maiores realizações da ciência soviética, um lugar especial é ocupado pelos sucessos da psicologia soviética. O sistema soviético não apenas forneceu condições favoráveis ​​para o desenvolvimento da psicologia científica em nosso país, mas essencialmente recriou a psicologia como uma ciência, garantindo sua transformação em um verdadeiro sistema científico de conhecimento. Pode-se dizer sem exagero que a formação, a transformação da psicologia como ciência, iniciada no século XIX, só se completa em nosso país hoje. A base filosófica da psicologia é o materialismo dialético e histórico.

Para entender esta tese, da qual decorre a excepcional importância da psicologia soviética para o desenvolvimento da ciência mundial avançada, devemos fazer um breve excursus na história da psicologia, a história da formação da psicologia como uma ciência autônoma.

A psicologia como ciência autônoma começou a tomar forma somente no século XIX, separando-se da filosofia como uma disciplina científica especial. Inicialmente, como é sabido, a psicologia constituía uma das seções da filosofia. O longo e complexo processo de separação da psicologia da filosofia foi feito a partir de uma certa base. Esta base foi o florescimento da ciência natural e especialmente da fisiologia do sistema nervoso, a fisiologia do cérebro no século XIX. É absolutamente claro porque a separação da psicologia da filosofia está conectada exatamente com o florescimento da ciência natural, exatamente com o isolamento da fisiologia cerebral como uma disciplina independente. O fato é que a solução da questão mais importante da psicologia, a questão sobre a natureza e a causalidade dos processos psicológicos, está inevitavelmente ligada ao estudo da atividade cerebral como base material dos processos psicológicos.