
B. G. Ananiev— Variedade de abordagens para o estudo do ser humano e a diferenciação das disciplinas científicas (1968)
Publicado em Chelovek kak predmet poznaniya [O Ser Humano como Objeto de Conhecimento]. SPb: Piter, 2001, pp. 03–10. Tradução por Bruno Bianchi.
B. G. Ananiev
A ciência moderna abrange cada vez mais plenamente as diversas relações e conexões do ser humano com o mundo (fatores abióticos e bióticos da natureza → ser humano; sociedade e seu desenvolvimento histórico ↔ ser humano; ser humano ↔ tecnologia; ser humano ↔ cultura; ser humano e sociedade → Terra e Cosmos).
No sistema de múltiplas conexões, um ser humano é estudado como produto da evolução biológica — um exemplar do Homo sapiens, ou como sujeito e objeto do processo histórico — uma personalidade ou como um indivíduo natural com um programa de desenvolvimento genético inerente e uma certa gama de variabilidade. De excepcional importância é o estudo do ser humano como principal força produtiva da sociedade, sujeito do trabalho e elo dirigente do sistema “ser humano-máquina”, como sujeito do conhecimento, da comunicação e da gestão, como sujeito da educação, etc.
A história da ciência nunca conheceu uma variedade tão grande de abordagens para o estudo do ser humano. A diversidade cada vez maior de aspectos do conhecimento humano é um fenômeno específico de nosso tempo, associado a todo o progresso do conhecimento científico e suas aplicações em diversas áreas da prática social.
Contato
© Kátharsis Psicologia.
Todos os direitos reservados.
