P. del Rio & A. Álvarez — Humanismo ou transhumanismo? (2023)

Publicado em Studies in Psychology, v. 44, nº 2–3, 2023, pp. 157–251. Tradução por Carla Miranda.

No cenário atual do pensamento científico e social, duas grandes epistemes ou visões sobre o humano se enfrentam: a visão evolutivo-humanística e a visão tecnológica. Cremos que sob esse confronto, jaz uma série de cisões estruturais ou históricas — com suas correspondentes intenções de integração ou síntese — que tem perfilado o pensamento na ciência, e por extensão, na psicologia mesma. Temos fixado nossa atenção nas que nos parecem mais relevantes para compreender o alcance de uma crise que é tanto teórica (modelos epistemológicos) como prática (modelos de atuação para o futuro).

A primeira delas, a cisão hemisférica, está inscrita na estrutura mesma do cérebro humano e vem pré-determinada pela evolução das espécies que nos antecederam, conformando um cérebro que funciona desde dois sistemas complementares de abordagem da realidade. Veremos como as culturas históricas humanas têm desenhado as relações inter-hemisféricas cerebrais e determinado o caráter de nossa abordagem atual à realidade.

A segunda cisão, a cibernética, resultou de um intenso debate que esta mesma disciplina colocou ao abrir um espaço no qual pela primeira vez poderiam confluir todos os grandes problemas da ciência, desde os mais filosóficos e éticos até os mais técnicos que se colocavam na vanguarda do pensamento lógico e matemático.