
P. Ia. Galperin — A Formação das imagens sensoriais e dos conceitos (1957)
Publicado em ROJAS, L. Q. & SOLOVIEVA, Y. (Orgs.), Las funciones psicológicas en el desarrollo del niño. México: Trillas, 2009, pp. 64–76. Tradução por Teylor Lourival.
P. Ia. Galperin
A investigação das ações mentais, ou seja, das habilidades para realizar mentalmente uma dada ação objetiva, nos permitiu compreender, de modo geral, a formação de um ato isolado do pensamento. Contudo, estas investigações ficaram inicialmente inconclusas, e analisávamos o reflexo psíquico da ação, ainda que condicionalmente, sem levar em conta a imagem, ou seja, o reflexo psíquico do objeto de tal ação.
As imagens sensoriais e abstratas ocupam um lugar muito importante na vida psíquica, tal que frequentemente se igualam a qualquer reflexo psíquico com a imagem. Isto não é exatamente assim: as necessidades, os sentimentos, os desejos e as mesmas ações mentais também constituem reflexos, mas não são imagens no sentido estrito da palavra. Nem tudo no psiquismo é imagem, mas as imagens são uma parte tão característica e integrante do psiquismo, que se não se levar em conta a relação com elas não se pode compreender clara e corretamente nenhum fenômeno psíquico.
Contato
© Kátharsis Psicologia.
Todos os direitos reservados.
