
F. González Rey — O Conceito de Saúde (1992)
Publicado em Personalidad, salud y modo de vida. Tlalnepantla: UNAM Iztacala, 1993, pp. 1–50. Tradução por Hélio Cavalcante Donadi.
F. González Rey
O tema da saúde tem uma longa história, frequentemente associado a um modelo semiológico descritivo, dominante por muito tempo na medicina. Nos contextos da medicina tradicional, a doença foi definida por diferentes expressões semiológicas, considerando a saúde como a ausência de sintomas. No entanto, o desenvolvimento de todas as ciências relacionadas ao ser humano torna cada vez mais insustentável um conceito de saúde baseado na ausência de sintomas.
Dentro de uma abordagem semiológico-descritiva, é pertinente separar a saúde mental da somática, pois a semiologia que define ambos os tipos de doenças inscreve-se em níveis diferentes; uma, a mental, se expressa no nível psicológico, e a outra no nível somático.
A saúde, no entanto, é um processo complexo ou qualitativo que define o funcionamento integral do organismo, integrando de forma sistêmica o somático e o psíquico, formando uma unidade, onde o afetamento de um atua necessariamente sobre o outro.
Contato
© Kátharsis Psicologia.
Todos os direitos reservados.
