
V. V. Lebedinski — Classificação da Disontogênese Psicológica (1985)
Publicado em Psikhicheskiye narusheniya u detey [Perturbações Psíquicas na infância]. M., MGU, 1985, p. 27–34. Tradução por Bruno D. Bianchi.
V.V. Lebedinski
G. E. Sukhareva (1959), do ponto de vista da patogênese dos transtornos do desenvolvimento da personalidade, distingue três tipos de disontogênese psicológica: desenvolvimento atrasado, danificado e distorcido. L. Kanner (1955), distinguiu dois tipos: subdesenvolvimento e desenvolvimento distorcido. Clinicamente próxima das classificações de L. Kanner e G. E. Sukhareva está a classificação das perturbações do desenvolvimento psíquico de Lutz. O autor associa o subdesenvolvimento irreversível à oligofrenia; o desenvolvimento desarmônico, com a psicopatia; o desenvolvimento regressivo, com doenças degenerativas progressivas, como a epilepsia maligna; o desenvolvimento alternado, incluindo estados de assincronia na forma de retardo e aceleração, e observado, na opinião do autor, em uma ampla variedade de patologias somáticas e psicológicas; e, finalmente, o desenvolvimento, alterado em qualidade e direção, observado no processo esquizofrênico.
Segundo G.K. Ushakov (1973) e V.V. Kovalev (1979), os principais tipos clínicos de disontogênese mental são dois: 1) retardo, ou seja, desaceleração ou subdesenvolvimento mental persistente, tanto geral quanto parcial; e 2) assincronia, como desenvolvimento desigual e desarmônico, incluindo sinais de retardo e aceleração.
Contato
© Kátharsis Psicologia.
Todos os direitos reservados.
