
A. N. Leontiev — A importância do conceito de atividade objetal para a psicologia (1972)
Publicado em ezisy dokladov k XX Mezhdunarodnomu psikhologicheskomu kongressu. M., 1972, pp. 104–115. Tradução por Bruno D. Bianchi.
A.N. Leontiev
A questão de saber qual é a natureza daquela forma superior, especificamente humana de reflexão psíquica, que geralmente é designada pelo termo “consciência”, pressupõe, antes de tudo, uma abordagem histórica do problema.
- O que dá origem a essa forma particular de reflexão psíquica?
- Qual é a necessidade do surgimento e desenvolvimento desta forma de reflexão especificamente humana?
Ao estudar a história do surgimento e desenvolvimento do psiquismo, revela-se o fato fundamental de que o surgimento e o desenvolvimento do psiquismo se fundamentam na complexificação do modo de vida dos sujeitos, na complexificação de suas atividades, que realiza suas conexões com o mundo exterior. Uma conclusão geral pode ser tirada de que o que é o modo de vida de um sujeito, também é sua forma de reflexão psíquica. Ou, em outras palavras, o que é a estrutura de sua atividade, é a estrutura da reflexão psicológica da realidade. Disto se segue que a consciência, como a mais elevada e importante, mas não a única forma de reflexão do ser humano, é gerada por aquela mudança radical no modo de vida e, consequentemente, uma mudança radical na própria estrutura da atividade que ocorre durante a transição do homem para uma sociedade baseada no trabalho.
Contato
© Kátharsis Psicologia.
Todos os direitos reservados.
