
N. A. Loginova — Estrutura da Personalidade como sujeito da trajetória de vida (2001)
Publicado em Loginova, N. A. Psikhobiograficheskiy metod issledovaniy i korrektsii lichnost [Método psicobiográfico de pesquisa e correção da personalidade]. Almaty, 2001. Tradução por Bruno Bianchi.
N. A. Loginova
A personalidade cria sua própria história, constrói a vida nas circunstâncias que lhe é oferecida e que cria. Como exatamente isso acontece depende da estrutura estabelecida, que é produto do desenvolvimento ao longo da trajetória de vida. A história da vida está impressa na estrutura da personalidade e em sua consciência. No primeiro caso, ela se materializa de forma generalizada nas propriedades da personalidade; no segundo, na forma específica de conhecimento adquirido da cultura e das memórias, por assim dizer, pelo conhecimento do vivenciado.
O conhecimento é a base da consciência e da autoconsciência. Alguns conhecimentos têm valor instrumental, ou seja, relacionam-se com o aspecto performático da atividade, enquanto outros têm valor programático, como convicções, princípios da personalidade, filosofia de vida e visão de mundo, direcionando a atividade.
Mas a trajetória de vida não depende apenas do conhecimento, da consciência e da autoconsciência, mas da personalidade como um todo. As decisões de vida, como resposta da personalidade a certas circunstâncias e eventos, são o efeito da estrutura integral da personalidade, que refrata e medeia todas as influências externas, os eventos e circunstâncias da vida. As ações iniciadas pela própria personalidade, as escolhas de vida, na maioria dos casos, correspondem plenamente ao seu caráter e à sua estrutura geral, embora, deve-se notar particularmente que um ser humano pode superar a si mesmo e realizar ações conscientemente contrárias ao seu caráter, à sua própria estrutura estabelecida.
Contato
© Kátharsis Psicologia.
Todos os direitos reservados.
