
A.R. Luria - O Problema da Linguagem e da Consciência (1984)
Publicado em Conciencia y lenguaje. Madrid: Visor Libros, 1984, pp. 11-29. Tradução por Teylor Lourival.
A.R. Luria
"O problema da estrutura psicológica da linguagem, seu papel na comunicação e na formação da consciência é um dos capítulos mais importantes da psicologia.
A análise de como se forma o reflexo imediato da realidade, de como o homem reflete o mundo real no qual vive, de como elabora uma imagem do mundo objetivo, constitui uma parte considerável de todo o conteúdo da psicologia. Mas o mais essencial consiste em que o homem não se limita à impressão imediata do circundante, mas sim se encontra em condições de sair dos limites da experiência sensível, de penetrar mais profundamente na essência das coisas do que o permite a percepção imediata. O homem está em condições de abstrair características isoladas das coisas, captar os profundos enlaces e relações nas quais as coisas se encontram. De que forma isso é possível constitui o capítulo mais importante da ciência psicológica.
V.I. Lênin sublinhou que o objeto do conhecimento e, consequentemente, o objeto da ciência, não é tanto as coisas em si como as relações das coisas[1]. Um copo pode ser objeto de estudo da física, se o objeto da análise são as propriedades do material do qual é feito; pode ser objeto de estudo da economia, se trata-se do preço do copo, ou objeto da estética se trata-se das qualidades estéticas do copo. As coisas, consequentemente, não somente são captadas de modo imediato, mas sim refletem-se em seus enlaces e relações. Portanto, nós saímos dos limites da experiência sensorial imediata e formamos conceitos abstratos que permitem penetrar mais profundamente na essência das coisas."
Contato
© Kátharsis Psicologia.
Todos os direitos reservados.
