
V.V. Nikolaeva & G.A. Arina — O Paradigma da Atividade Cultural na psicologia clínica (2014)
Publicado em Klinicheskaia i meditsinkaia psikhologia: issledovania, obuchenie, praktika, nº 4, v. 6, 2014. Tradução por Bruno D. Bianchi
V. V. Nikolaeva; G.A. Arina
Entre as direções científicas que se desenvolveram na psicologia clínica durante o século XX, a escola patopsicológica da Universidade de Moscou ocupa um lugar de destaque. Seus fundadores são os destacados psicólogos B.V. Zeigarnik e V.V. Lebedinski. Como representantes da escola psicológica de Vigotski-Leontiev-Luria, eles não apenas estabeleceram as bases teóricas da patopsicologia, com base nas ideias psicológicas gerais dessa escola, mas também criaram um sistema de evidências empíricas para as hipóteses que propuseram, desenvolveram um conjunto de ferramentas metodológicas adequado à abordagem e treinaram um grupo de especialistas que continuam a desenvolver as ideias científicas da escola e a implementá-las na prática, no trabalho com pacientes.
Para B. V. Zeigarnik e V. V. Lebedinski, a posição sobre o desenvolvimento e a formação ao longo da vida das funções psicológicas superiores é de fundamental importância; compreender os padrões de desenvolvimento normal é a chave para estudar fenômenos patológicos da psique. De acordo com a abordagem da escola patopsicológica de Moscou, os padrões psicológicos básicos de desenvolvimento e funcionamento da psique em condições patológicas são os mesmos que na norma.
Contato
© Kátharsis Psicologia.
Todos os direitos reservados.
