A. V. Petrovski — Uma “grade de posição contrastante” como medida do nível de desenvolvimento das relações interpessoais (1986)

Publicado em Soviet Psychology, vol. 24, nº 3, pp. 43–54, 1986. Tradução por Carla Miranda.

Como uma série de estudos teóricos e experimentais tem mostrado [5, 6, 8, 9, 11 e outros], o nível do desenvolvimento grupal é um parâmetro extremamente importante das relações interpessoais. Referimo-nos a uma característica geral, integrativa, sociopsicológica do grupo, refletindo a mediação das relações interpessoais pelo conteúdo e organização da atividade conjunta, e pelas normas morais e valores operantes no grupo.

Há uma diferença fundamental entre a abordagem estratométrica aos processos grupais e os conceitos tradicionais das dinâmicas de pequenos grupos na psicologia americana, na qual o tamanho do grupo, o tempo de existência, sua composição, o sentimento de pertença, sentimentos de satisfação, etc., são tomados como os parâmetros principais do grupo.

Essencialmente, a diferença reside nas definições normativas substantivas dadas ao grupo na abordagem estratométrica. A introdução do princípio da atividade como um elo mediador nos experimentos sociopsicológicos tem nos permitido construir uma tipologia de grupos que considera o nível de desenvolvimento e a distinção entre coletivos, associações pró-sociais, grupos difusos, associações não-sociais e corporações.