A. V. Petrovski & V. A. Petrovski — O Sistema Categórico da Psicologia (2000)

Publicado em Psychology. Journal of the Higher School of Economics, v. 15, nº 4, 2018, pp. 626–644. Tradução por Bruno Bianchi.

A identificação de um sistema de categorias no historicismo da análise psicológica permite que o historiador da psicologia mude para a posição de desenvolvedor da psicologia teórica.

Quando pesquisadores definem o princípio da abertura no sistema categórico como um dos princípios da psicologia teórica, tornam-se capazes de expandir categorias básicas por meio de uma compreensão psicológica do pensamento sobre outros conceitos existentes na psicologia. Novas díades podem ser construídas de maneira semelhante: uma categoria básica e uma categoria metapsicológica. Por exemplo, as quatro categorias básicas introduzidas pela primeira vez por M. G. Iaroshevski (ao descrever o sistema categórico da psicologia) são acompanhadas por mais duas: vivência e Self (Yaroshevsky, 1974). O desenvolvimento metapsicológico dessas categorias (com base em outras categorias, básicas) pode ser encontrado, respectivamente, em categorias como sentimento e personalidade.