
C. Ratner — Ideologia Empreendedora (2019)
Publicado originalmente em RATNER, C., Neoliberal Psychology, Berlin: Springer 2019, pp. 109–120. Tradução por Bruno Bianchi.
C. Ratner
O constructo ideológico predominante do neoliberalismo é conhecido como “empreendedorismo”. Ele ilustra elementos intencionais e intrínsecos da ideologia. Empreendedorismo é a principal justificação conceitual para as práticas socioeconômicas neoliberais. Sua função é ofuscar a opressão básica, central, necessária e lucrativa do neoliberalismo, e fingir que o neoliberalismo é na verdade um sistema político-econômico de liberdade e escolha e realização que é exercido por empreendedores independentes. Oponentes do liberalismo (isto é, a opressão neoliberal) são definidos como promotores da opressão.
A ideologia empreendedora é um poderoso elemento da Weltanschauung, Geist, Mentalité, Épistème neoliberal. É um poderoso instrumento psicológico que organiza uma série de fenômenos psicológicos. O eu empreendedor é um constructo importante do autoconceito das pessoas. Eles o utilizam como uma explicação da psicologia/comportamento, e como um ideal a ser atingido. O eu empreendedor é uma forma capitalista de personalidade e psicologia. É uma das principais causas da falsa consciência sobre a natureza da vida social e do comportamento individual. Ele leva ao conformismo social, assim como ao comportamento autodestrutivo e socialmente destrutivo.
Esses problemas sociopsicológicos podem somente ser compreendidos e resolvidos pela desmistificação da ideologia empreendedora que os ofusca e lhes promete soluções ilusórias. Desmascarar a ideologia é vital para expor o verdadeiro caráter da vida social, assim como das suas causas e das alternativas viáveis.
Esta seção se engaja em uma extensa crítica da ideologia empreendedora.
Contato
© Kátharsis Psicologia.
Todos os direitos reservados.
