
L. Sève — Onde está Marx nas obras e no pensamento de Vigotski? (2018)
Publicado em Sève, L. Où est Marx dans l’œuvre et la pensée de Vygotski?. In: 7° Séminaire International Vygotski, juin 2018. Tradução por Bruno D. Bianchi
L. Sève
O que há sobre a questão aparentemente clara do lugar de Marx nas obras e pensamento de Vigotski que a torna tão enigmática? Como devemos entender o fato de que as sucessivas tentativas de responder esta questão ao longo de um século têm sido tão contraditórias, e permanecem assim até hoje? Antes de tentar responder à questão, não devemos primeiro perguntar o que faz dela uma tal armadilha? É por aí que começarei.
Primeiro, algumas palavras para lançar luz sobre os violentos paradoxos que são lançados quando estudamos a história da questão. Para começar, há uma resposta ambígua do próprio Vigotski: tendo lido Marx desde sua juventude, no clima revolucionário da Rússia em 1917 como vivido por uma família de cultura considerável, ele descobriu O Capital, que de muitas maneiras essenciais moldou sua visão da psicologia — e, tendo se tornado um psicólogo, ele escreveu em 1916 que “a psicologia precisa do seu próprio Capital” (Vigotski, 2010, p. 273). Poderia ser mais claro? De fato, não é muito claro (voltarei a este ponto mais tarde), mas, de qualquer forma, aqui existe uma referência importante e definitiva que aqueles que afirmam que não tinha nenhuma importância real para Vigotski negligenciam em abordar seriamente. Mas eis que, alguns anos depois, a vanguarda do marxismo na URSS de 1930, que estava no meio do processo de stalinização, denunciou a posição de Vigotski como “idealista”, “burguesa”, “reacionária” e até mesmo “antimarxista”[1], acusações de lamentável estupidez, que devastaram Vigotski. De acordo com Zeigarnik, ele disse “Eu não posso viver se o Partido acredita que não sou um marxista”[2]. No entanto, as acusações atestam a grande ambiguidade que surge quando tentamos julgar se um pensamento é marxista ou não. Já podemos começar a discernir o tipo de armadilha que pode estar por trás da questão “Vigotski e Marx”: a quem o nome de Marx pertence, precisamente? E o que é uma psicologia “Marxista”?
Contato
© Kátharsis Psicologia.
Todos os direitos reservados.
