
Vvaa. - Sobre a Superdotação
Publicado em Rabochaya kontseptsiya odarennosti [Conceito Operacional de Superdotação]. M: 2003. Tradução por Bruno Bianchi.
Vários Autores
A criação de condições que garantam a identificação e o desenvolvimento de crianças superdotadas, bem como a realização de seu potencial, é uma das tarefas sociais prioritárias. A existência de uma ordem social contribui para o crescimento intensivo do trabalho nessa área. No entanto, a prática mundial de trabalho com crianças superdotadas indica que, na ausência de métodos válidos para a identificação da superdotação, esse trabalho pode levar a consequências negativas. Ao mesmo tempo, a escolha de procedimentos e métodos psicodiagnósticos para o trabalho com crianças é determinada pelo conceito original de superdotação.
Nesse sentido, é necessário um trabalho educacional sério entre professores e funcionários da educação pública, bem como pais, para formar neles ideias cientificamente adequadas e modernas sobre a natureza, os métodos de identificação e as formas de desenvolvimento da superdotação.
A complexidade da resolução desses problemas é determinada pela presença de uma ampla gama de abordagens, às vezes contraditórias, que são de difícil compreensão para profissionais e pais. Portanto, torna-se relevante desenvolver um conceito prático de superdotação, que sirva de base teórica e metodológica para o trabalho prático.
Contato
© Kátharsis Psicologia.
Todos os direitos reservados.
