S. V. Tikhmirova — Mecanismos de Formação de sentimentos de visão de mundo (2019)

Publicado em Chelovek i mir [O ser humano e o mundo]. Institut Psikhologii Rossiyskoy Akademii Nau, v. 3, nº 1, 2019, pp. 95–106. Tradução por Carla Miranda.

A visão de mundo [mirovozzrenie], na teoria psicológica, é um sistema relativamente estável de atitudes, pontos de vista e crenças sobre o mundo ao redor da pessoa e seu lugar neste mundo. À medida que a pessoa cresce, muda as circunstâncias da vida e passa por certas situações e eventos na vida pessoal e nos fenômenos ambientais, a visão de mundo do ser humano sofre mudanças. Porém, essas mudanças são em grande parte de natureza cumulativa, ou seja, acumulam-se ao longo da trajetória de vida de um indivíduo, mas podem ajustar a visão de mundo, e até mesmo provocar mudanças significativas, principalmente em momentos de crise na vida da pessoa. A visão de mundo também tem suas próprias funções psicológicas: avaliativo-crítica, protetora, explicativa, espiritual-moral, valorativo-semântica. Em cada momento da vida, a visão de mundo é uma espécie de filtro para a percepção de fenômenos específicos que ocorrem na vida de uma pessoa ou em seu ambiente.

Os sentimentos de visão de mundo acompanham a formação e a mudança da visão de mundo ao longo da trajetória de vida do ser humano.