A. S. Vázquez — Prolegômenos a uma teoria da educação estética (1982)

Publicado em Cuestiones estéticas y artísticas contemporáneas. México: Fondo de Cultura Económica, 2013. Tradução por Teylor Lourival.

Toda educação estética tende a desenvolver a consciência estética em geral, e artística em particular, dos indivíduos em um contexto social determinado, tanto no que se refere a sua compreensão e valorização dos objetos estéticos como a atividade que, especialmente no terreno artístico, leva a produzi-los. Toda educação estética, por sua vez, responde a exigências e possibilidades inscritas em condições sociais e culturais determinadas e se leva a cabo através das instituições educativas correspondentes.

A educação deve conduzir a um enriquecimento da sensibilidade estética dos indivíduos, a uma ampliação do horizonte estético em que se movem e a uma elevação do papel que desempenha em sua vida real o comportamento estético.

Agora, bem, toda educação estética supõe uma série de conhecimentos acerca do modo específico como os homens se relacionam com a realidade, que é justamente a apropriação estética do mundo, e acerca da arte como forma fundamental desta apropriação, consideradas uma e outra como formas específicas de comportamento humano que se desenvolveram historicamente e são condicionadas socialmente.