
B. V. Zeigarnik — Breve Introdução à História da Patopsicologia (1969)
Publicado em Introducción a la patopsicologia. La Habana: Editorial Científico Técnica, 1979. Tradução por Carla Miranda.
B. V. Zeigarnik
Ao fim do século XIX, a psicologia perdeu pouco a pouco o caráter de ciência especulativa. Em suas investigações, começou a penetrar no método experimental. Como o primeiro dos laboratórios psicológico-experimentais tem se considerado o Laboratório de Psicologia Fisiológica de Wundt, organizado em 1879, em Leipzig.
Os métodos experimentais de Wundt e seus discípulos foram introduzidos também no campo da clínica psiquiátrica (na Clínica Psiquiátrica de Kraepelin); ao mesmo tempo, abriram laboratórios de psicologia experimental nas clínicas psiquiátricas da Rússia.
A história da patopsicologia experimental está entrelaçada com o desenvolvimento da psiquiatria e da neurologia. Já no século passado, apareceram a Psicologia médica de R. Lotze (1852) e a Psicologia médica de Tük (1892). No entanto, estes trabalhos são, segundo a correta observação de M. S. Lebedinski e V. N. Miasischev, só “esboços da psiquiatria contemporânea para seus autores”.
Contato
© Kátharsis Psicologia.
Todos os direitos reservados.
