B. V. Zeigarnik — O objeto e as tarefas da patopsicologia (1969)

Publicado em Vvedeniye v patopsikhologiyu. Moscou: Izdatel'stvo Moskovskogo universiteta, Moskva, 1969. Tradução por Bruno D. Bianchi

A história do desenvolvimento das funções psíquicas superiores é uma área da psicologia completamente inexplorada. Apesar da grande importância do estudo dos processos de desenvolvimento das funções psíquicas superiores para a correta compreensão e elucidação de absolutamente todos os aspectos da personalidade da criança, até agora os limites deste campo não estão claramente delineados, nem a formulação dos problemas básicos nem as tarefas enfrentadas pelo pesquisador foram metodologicamente compreendidas, nenhum método de pesquisa correspondente foi desenvolvido, nenhum esboço ou pelo menos nenhuma hipótese de trabalho que ajude o pesquisador a conceituar e presumivelmente explicar os dados que ele está aprendendo no processo de trabalho.

Além disso, o próprio conceito de desenvolvimento das funções psíquicas superiores aplicado à psicologia da criança — em nossa opinião, um dos conceitos centrais da psicologia genética — ainda é vago e obscuro. Não é suficientemente diferenciado de outros conceitos próximos e relacionados, os contornos de seu significado são frequentemente vagos, o seu sentido é ainda pouco preciso.

É bastante claro que em tal estado do problema, deve-se começar com o esclarecimento dos conceitos básicos, com a apresentação dos problemas principais, com a especificação das tarefas da pesquisa. Assim como seria impossível realizar qualquer pesquisa em um novo campo se as perguntas a serem respondidas não fossem formuladas de forma clara e precisa, também a monografia dedicada à história do desenvolvimento das funções psíquicas superiores da criança — que é a primeira tentativa de apresentar em forma de síntese teórica e sistemática numerosas pesquisas parciais feitas neste campo — deve partir de uma ideia clara do objeto cujo estudo se destina a servir.